11 dicas básicas para quem está começando a cozinhar

11 dicas básicas para quem está começando a cozinhar


Ninguém nasce sabendo pilotar um fogão e preparar gostosuras, a experiência só vem depois de muito praticar, começando com receitas simples e depois se aventurando em pratos mais elaborados. Para quem está começando a cozinhar, porém, é preciso levar em conta alguns truques e regras básicas que vão ajudá-la a tirar as panelas do armário e virar mestre cuca! Aprenda algumas técnicas de cozinha para iniciantes que preparamos para você!

11 dicas básicas para quem está começando a cozinhar

[anuncio]

1. Siga a receita

Parece óbvio, mas seguir as orientações na ordem em que aparecem garante que o resultado fique de acordo com o esperado. Deixe para fazer substituições de ingredientes ou tentar outros modos de preparo depois que você estiver mais íntimo das panelas.

Siga a receita

2. Tenha todos os ingredientes à mão

Imagine a cena: você está fazendo um bolo e, de repente, descobre que tem apenas um ovo em vez dos três indicados. Para não correr esse tipo de risco, prepare uma lista com todos os ingredientes necessários, faça as compras e só então parta para a receita.

[anuncio]

3. Compre a mais

Principalmente se você nunca fez certo tipo de receita, é bom ter todos os ingredientes em dobro. Dessa forma, se algo der errado, você pode refazê-la.

Compre a mais

4. Tem gás no fogão?

Confira se há gás suficiente, principalmente ao preparar receitas que exigem tempos mais longos de forno, como bolo, frango e pernil assados. Na dúvida, troque o gás para garantir que o tempo de cozimento seja completo.

[anuncio]

5. Utensílios organizados

Facas afiadas, espátulas, fôrmas, batedeira, liquidificador… Avalie se tem todos os itens adequados para fazer a receita e verifique se todos os equipamentos estão funcionando.

Utensílios organizados

6. Adiante-se

Deixe preparados recheios e ingredientes necessários para receitas com antecedência ou na véspera. Por exemplo: cozinhe e desfie o peito de frango antes de preparar uma torta salgada ou panqueca; refogue a carne moída e prepare o molho ao preparar um macarrão à bolonhesa; deixe salsinha picada em um pote no congelador… Dessa forma, na correria do dia a dia, você diminui o tempo de preparo de uma receita no momento de ir ao fogão.

[anuncio]

7. Sem exageros

Ao fazer uma torta salgada, por exemplo, há pessoas que adicionam muitos ingredientes no recheio, como presunto, salame e linguiça calabresa. Porém, com tanta variedade, não é possível sentir o gostinho de nenhum deles. Assim, atenha-se aos ingredientes indicados na receita. Com o tempo, você poderá fazer outras variações que não “brigam” entre si. E sempre vale a regra: quanto menos, melhor.

Sem exageros

8. Tempero certo

Em boa parte de receitas salgadas, há indicações de sal ou pimenta-do-reino a gosto, por exemplo. Para não errar ou exagerar no tempero, vá colocando tais ingredientes em pitadas. Após inserir e misturar, prove o tempero. Se faltar, vá colocando de pitada em pitada (ou colher de café, se for uma grande quantidade) até atingir o ponto desejado.

[anuncio]

9. Prefira alimentos frescos

Aquele restante de presunto fatiado ou queijo mussarela na geladeira parece bom ou está com um cheirinho duvidoso? É melhor utilizar alimentos sempre frescos,como frios, verduras, legumes, frutas, ovos, leite… Fique de olho também no prazo de validade. Dessa forma, você não corre o risco de colocar a perder uma receita por causa de um único ingrediente.

Alimentos frescos

10. Concentre-se

As distrações podem atrapalhar o andamento de sua receita: ligar a TV ou o rádio, ter crianças à volta, beber uma taça de vinho enquanto cozinha, conversar com os convidados… Com isso, o cozinheiro fica desatento e pode se esquecer de adicionar um ingrediente essencial, perder o ponto da massa, deixar o assado queimar, entre outros imprevistos. Por isso, quanto mais atenção, melhor!

[anuncio]

11. Não desista

Mesmo pessoas experientes e chefs costumam errar. Por isso, não tenha medo ao se aventurar no mundo das panelas. Afinal, é errando que se aprende. Mesmo assim, não deixe de observar o resultado final para, na próxima tentativa, evitar enganos (algo que colocou a mais, tempo de cozimento excessivo…).

Não desista
Fonte: Guia de cozinha

Veja também: 5 Receitas diferentes para o molho branco

                            Como fazer batata sequinha e crocante: Dica simples

                            Marmita: 6 dicas incríveis para deixá-la saborosa por mais tempo