Meu alho brotou, e agora?
Vixi! Sua cabeça de alho ficou esquecida na cesta de legumes ou na geladeira e um broto verde começa a surgir na sua ponta. E agora? Será que por causa disto ela deve ser jogada no lixo?
O receita da Hora veio esclarecer essa duvida pra você. E o veredito é:
Com certeza não! Seu alho está como sempre, perfeitamente bom para temperar o prato que você prepara.
Alho brotado, é ainda melhor!
Uma informação que vai lhe tranquilizar: pesquisadores coreanos descobriram, há alguns anos, que o alho brotado era cinco vezes mais antioxidante que o alho não germinado. "Quando as plantas brotam, elas são mais sensíveis às bactérias, aos vírus e aos insetos. Elas se metem então a produzir mais fitoalexinas, substâncias com um forte efeito protetor. A maioria delas são tóxicas para os micro-organismos e os insetos, mas certamente benéficas para a saúde humana", declarou o Dr. Jong-Sand Kim, autor da pesquisa.
[anuncio]
Portanto:
Confie simplesmente no seu nariz e nos seus olhos! Se os dentes de alho cheiram a alho, se a cor não tem nada de suspeito, não faça mais perguntas e utilize-os: corte cada dente ao meio, no sentido do comprimento, e retire a parte brotada (aliás é sempre aconselhável retirar o miolo para ter um aroma mais suave). Incorpore a seguir o alho na sua receita de maneira habitual.
A única contra indicação de utilização do alho brotado: se o alho é realmente a base de sua receita – é o caso por exemplo do alho confitado que deve ser usado inteiro – então corra para comprar uma cabeça mais fresca.